FEEDFORWARD
Marshall Goldsmith
Dar e receber feedback há muito é considerada habilidade essencial a um líder.
As pessoas precisam saber como estão se saindo, se seu desempenho está atendendo às expectativas e como podem melhorar.
Tradicionalmente, os líderes passam essas informações em forma de feedback e recebem de volta em forma de sugestões, idéias inovadoras para produtos e serviços e opiniões a respeito de seu estilo de liderança.
Essas informações compõem o feedback em 360 graus, mas seu foco é em eventos do passado, e não nas infinitas possibilidades do futuro.
O feedback é limitado e estático, e não expansivo e dinâmico.
Observei mais de 5.000 líderes em duas atividades. Em uma delas, eles eram solicitados a oferecer feedforward – dar a alguém sugestões para o futuro que tivessem o máximo de utilidade. Na outra, eles deveriam receber feedforward – receber sugestões para o futuro e aprender ao máximo com elas. Feedback relativo ao passado era proibido.
Neste exercício de feedforward, as pessoas deveriam:
• Escolher uma mudança de comportamento que fizesse uma diferença positiva na vida.
• Descrever este comportamento para os colegas.
• Pedir duas sugestões para esta mudança de comportamento.
• Ouvir as sugestões e tomar notas sem fazer comentários.
• Agradecer pelas sugestões.
• Perguntar aos outros o que eles gostariam de mudar.
• Oferecer feedforward – duas sugestões destinadas a ajudar na mudança.
• Responder “Foi um prazer” a cada um que agradecesse.
Dar e receber feedforward é uma atividade que não leva mais de dois minutos e, no entanto, ao descrevê-la, as pessoas empregam palavras como “ótimo, estimulante, útil, divertido”.
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