sexta-feira, 9 de outubro de 2009

APRENDENDO A ESCUTAR





Aprender a ouvir II - Escutar ativamente
Alexsandro Rebello Bonatto



..."Escutar ativamente significa dar relevância ao que a outra pessoa está dizendo e com isso, passamos a interagir produtivamente ao invés de apenas ouvir por ouvir. Como minha avó sempre diz: "Entrar por um ouvido e sair pelo outro".

Escutando ativamente, você transmite diversas coisas à pessoa que fala, mantendo o relacionamento no clima mais cordial e confiante possível:

- estou interessado em você, em suas idéias e em seus sentimentos;

- respeito sua posição, concordando ou não com ela;

- sou uma pessoa com que você pode falar.

A seguir apresento algumas formas de garanti que, quando algém está falando, você ão ouça apenas as palavras, mas procure compreender a mensagem:

- Escute sem ser precipitado. Não apresse seu interlocutor.


- Dê-lhe retorno, não necessariamente em palavras. Muitas vezes, um sorriso ou um movimento da cabeça bastam.

- Obrigue-se a escutar cuidadosamente a mensagem. Peça esclarecimentos se ela for confusa.

- Ao perceber que sua mente começa a vagar, concentre de novo a atenção naquilo que o interlocutor está falando.

- Com tato, sonde para ver se consegue mais informação, senão o interlocutor vai sonegar alguma coisa que, de outra forma, revelaria a você.

- Não seja crítico e não faça julgamentos. Em vez disso, concentre-se no que está sendo dito, principalmente se não estiver interessado no que o interlocutor estiver falando.

- Preste muita atenção nos sinais não-verbais que recebe. Está percebendo ansiedade, tensção, raiva, desconfiança? Você pode reagir de modo a reduzir os sentimentos negativos que está notando?

- Procure não começar a preparar sua resposta enquanto a outra pessoa estiver falando. Faça anotações rápidas para não esquecer os pontos que gostaria de resolver, mas não se distrais e continue escutando e compreendendo as palavras e a intenção do interlocutor.

- Não se sinta tentado a dar conselhos antes que a outra pessoa tenha terminado de falar, pois ela quer ser ouvida, não aconselhada.


Estes são comportamentos que podem ser desenvolvidos e que com certeza fazem muita diferença nos relacionamentos do nosso cotidiano.


Bibliografia:
Nierenberg, Juliet. e Ross, Irene S. Os segredos da negociação. Tradução Anna Quirino. São Paulo: Publifolha, 2003.
Artigo completo em:
Veja outro texto do mesmo autor sobre o tema:


Outros links relacionados ao temas:





Nenhum comentário: