sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESCUBRA SEUS OBJETIVOS - Felipe de Souza

..."Utilizo aqui as dicas da PNL (Programação Neuro-Linguistica) resumidas por Michael Hall, em seu livro The sourcebook of magic. Segundo Hall existem 8 passos para formarmos um objetivo claramente:

1) Pense em frases afirmativas. Por exemplo, vamos dizer de alguém cujo maior desejo seja emagrecer. O passo um diz para ela pensar: “Eu quero ser magra”. Mas nunca pensar: Eu não quero ser gorda. Nessa última frase, temos que pensar em ser gorda para pensar em não ser gorda. Então, pense no positivo, em frases afirmativas. Eu quero ser rico (nunca: não quero ser pobre).

2) Pense no que você pode fazer. Não controlamos o comportamento dos outros. Portanto, não podemos mudá-los. Podemos nos mudar, transformar o nosso comportamento. “Eu quero que os outros gostem de mim”. Isso não é um objetivo. Você não poderá mudar os outros. O que você pode fazer? Ser mais simpático, agradável, amoroso, generoso? O passo dois estabelece que deve-se focar no que você e só você pode fazer.

3) Defina o contexto. Estabeleça o contexto do seu objetivo. Quais locais, ambientes, situações você terá ao redor do seu objetivo? Em outras palavras, quais são as circunstâncias que propiciarão a você atingir seus objetivos? Se você quer estudar mais, em qual local você vai estudar? Em qual contexto e em quais momentos? Quais pessoas você provavelmente encontrará lá?

4) Pense utilizando os cinco sentidos. O que você poderá ver, sentir, ouvir, cheirar, ou pegar quando tiver atingido seu objetivo? Como você descreveria seu objetivo utilizando palavras ligadas à alguns dos cinco sentidos? Por exemplo, meu objetivo é ganhar mais dinheiro. Com o dinheiro, vou poder ver novas paisagens em novas cidades, vou me sentir mais tranquilo e calmo quando chegarem as contas, poderei ter mais tempo para pegar os filhos na escola, vou ouvir em minha mente “Tenho dinheiro para pagar esta conta”...etc.

5) Pense em um passo depois do outro: Se você quer escrever um livro, quantas páginas você quer escrever por dia, por semana, por mês? Você quer emagrecer quantos quilos por mês? Divida o seu objetivo em passos menores.

6) Pense nos recursos necessários: Para atingir seus objetivos, você precisará de que recursos? Estes recursos podem ser financeiros, emocionais, habilidades mentais, entre outros. Para escrever um livro sobre Metas eu preciso dos seguintes recursos: computador, internet, duas horas por dia, uma biblioteca com muitos livros sobre o assunto, etc.

7) Pense com ética: Em PNL, nós dizemos ecologia. Os seus objetivos encaixam com todas as suas crenças, opiniões? Há algum lado ou parte de você que discorda de você atingir seu objetivo? O que você quer pode prejudicar alguém?

8) Pense como se fosse agora: Atingido o seu objetivo, o que será diferente do que sua condição atual? Tirando todos os critérios anteriores, quando você tiver atingido seu objetivo, como você saberá que atingiu?" ...



CONVIVER COM CULTURAS DIFERENTES AUMENTA A CRIATIVIDADE


Importando criatividade



A criatividade pode ser reforçada por meio da convivência com culturas diferentes, como viver em outro país durante um período.
Três estudos analisaram estudantes que tinham vivido no estrangeiro e outros que nunca saíram do próprio país, testando-os em relação a diferentes aspectos da criatividade.
Em relação ao grupo controle, que não tinha convivido com uma cultura diferente, os participantes mostraram indícios de maior criatividade em vários testes padrão dessa característica. (...)

Artigo completo:
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=conviver-culturas-diferentes-aumenta-criatividade&id=5439&nl=nlds

CYBERBULLYING - Paulo Roberto Runge Filho

Cyberbullying: a violência virtual no mundo real
Paulo Roberto Runge Filho


O que é Cyberbullying?

Para que possamos entender o que é Cyberbullying e como ele funciona, precisamos conhecer o significado do ‘bullying’.
O ‘bullying’ é um termo em inglês que descreve a violência física ou moral que uma pessoa sofre, praticado por outra pessoa conhecida como “bully” em inglês (‘valentão’ em português). Ele ocorre mais especificamente entre adolescente nas escolas.
 Algumas das maneiras em que o bullying é praticado seguem na forma de dizer ou escrever coisas desagradáveis sobre outros, deixá-los fora das atividades, não falar com essas pessoas, ameaçá-los, fazendo com que eles se sintam desconfortáveis ou com medo, destruir suas coisas, agredí-los fisicamente ou, até mesmo, forçando-os a fazer coisas que eles não querem fazer. (...)

(...) E o Cyberbullying?

Já o cyberbullying é a forma que o “valentão” encontrou através da Internet para ofender seus colegas de sala ou escola. Na rede, ele utiliza de ferramentas como Orkut, Youtube, Facebook, MSN e SMS, entre outras. (...)


Artigo completo no Portal VoIT:
http://voit.uol.com.br/?p=blogInterna&id=4784

PRODUTIVIDADE DIGITAL - Marcelo Thalenberg

Produtividade Digital

Marcelo Thalenberg

Venda mais pela internet sem investir em um site.


A internet mudou o jeito de buscar fornecedores seja o lanchinho da esquina, o disque pizza a papelaria do bairro, a franquia de perfumes ou uma peça para um carro importado. Pequenos empresários sentem-se pressionados a montar o site da empresa, mas não entendem por que investir. Quem vai nos achar e ligar seja lá para o que for? ...
Artigo completo no site do Portal VoIT:
http://voit.uol.com.br/?p=blogInterna&id=4798