sábado, 28 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TRAILER - SLUMDOG MILLIONAIRE - QUEM QUER SER MILIONÁRIO

Se preferir assistir no blog, clique no centro da tela abaixo:

Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O RIO E A VIDA




"Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar", diz um filósofo. "A vida é como um rio", diz outro filósofo, e chegamos à conclusão de que essa é a metáfora mais próxima do significado da vida.
1) Sempre estamos diante da primeira vez. Enquanto nos movimentamos entre a nossa nascente (o nascimento) e o nosso destino (morte), as paisagens serão sempre novas. Devemos encarar todas estas novidades com alegria, e não com medo - porque é inútil temer o que não se pode evitar. Um rio não deixa de correr jamais.

2) Em um vale, andamos mais devagar. Quando tudo à nossa volta fica mais fácil, as águas se acalmam, nos tornamos mais amplos, largos, mais generosos.

3) Nossas margens sempre são férteis. A vegetação só nasce onde existe água. Quem entra em contato conosco precisa entender que estamos ali para dar de beber a quem tem sede.

4) As pedras precisam ser contornadas. Evidente que a água é mais forte que o granito, mas para vencê-lo é preciso tempo. Não adianta deixar-se dominar por obstáculos mais fortes, ou tentar bater-se contra eles; gastaremos energia à toa. O melhor é entender por onde se encontra a saída, e seguir adiante.

5) As depressões necessitam paciência. De repente o rio entra em uma espécie de buraco, e pára de correr com a alegria de antes. Nestes momentos, a única maneira de sair é contar com a ajuda do tempo. Quando chegar o momento certo, a depressão se enche, e a água pode seguir adiante. No lugar do buraco feio e sem vida, agora existe um lago que outros podem contemplar com alegria.

6) Somos únicos. Nascemos em um lugar que estava destinado para nós, que nos manterá sempre alimentados de água suficiente para que, diante de obstáculos ou depressões, possamos ter a paciência ou a força necessária para seguir adiante. Começamos nosso curso de maneira suave, frágil, onde até mesmo uma simples folha pode parar nosso curso. Entretanto, como respeitamos o mistério da fonte que nos gerou, e confiamos em sua Eterna sabedoria, aos poucos vamos ganhando tudo que nos é necessário para percorrer nosso caminho.

7) Embora sejamos únicos, em breve seremos muitos. À medida que caminhamos, as águas de outras nascentes se aproximam, porque aquele é o melhor caminho a seguir. Então já não somos apenas um, mas muitos - e há um momento em que nos sentimos perdidos. Entretanto, como diz a Bíblia, "todos os rios correm para o mar". É impossível permanecer em nossa solidão, por mais romântica que ela possa parecer. Quando aceitamos o inevitável encontro com outras nascentes, terminamos por entender que isso nos faz mais fortes. Contornamos os obstáculos ou preenchemos as depressões em menos tempo, e com muito mais facilidade.

8) Somos um meio de transporte. De folhas, de barcos, de idéias. Que nossas águas sejam sempre generosas, que possamos sempre levar adiante todas as coisas ou pessoas que precisarem de nossa ajuda.

9) Somos uma fonte de inspiração. E, portanto, deixemos para um poeta brasileiro, Manuel Bandeira, as palavras finais:


"Ser como um rio que flui

Silencioso no meio da noite

Não temer as trevas da noite

Se há estrelas no céu, refleti-las.

E se o céu se enche de nuvens

Como o rio, as nuvens são água;

Refleti-las também sem mágoa

Nas profundidades tranqüilas"

Manoel Bandeira


''Não adianta deixar-se dominar por obstáculos mais fortes,

ou tentar bater-se contra eles;

gastaremos energia à toa.

O melhor é entender por onde se encontra a saída''

Paulo Coelho

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O BLOG TERAPÊUTICO




Manter blog é terapêutico,
afirmam pesquisadores
A busca por uma vida mais saudável
pode ser um dos motivos do enorme aumento de blogs
A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos. Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.
Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados à dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para “botar a boca no mundo”, expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.
Flaherty, que estuda casos como a hipergrafia (desejo incontrolável de escrever) e também o bloqueio criativo, analisa modelos de doenças que explicam a motivação por trás dessa forma de comunicação. Por exemplo, as pessoas em estado de mania (pólo oposto à depressão, característico do transtorno bipolar) geralmente falam demais. “Acreditamos que algo no sistema límbico do cérebro fomente a necessidade de a pessoa se comunicar”, explica Flaherty. Localizada principalmente no centro do cérebro, essa área controla motivações e impulsos relacionados a comida, sexo, desejo e iniciativa para resolução de problemas. “Sabemos que há impulsos envolvidos na criação de blogs, pois muitas pessoas agem de forma compulsiva em relação a eles. Além disso, o hábito de mantê-los atualizados pode desencadear a liberação de dopamina, os estímulos são similares aos que temos quando escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte”, diz Flaherty.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OLHE COM O CORAÇÃO




"Olhe com o coração... escute com olhos calmos

Sinta com seus pensamentos

Perceba a beleza da vida

Tenha a coragem de viver a sua Vida

e não a vida dos outros.

Olhe para cima e para frente

O futuro está dentro de você

O futuro é uma chave que está em suas mãos

é uma porta que se abre para dentro

e só você tem a chave.

Vá lá e abra a porta.

A sua porta... da sua casa interior"









Fonte: Trecho do artigo "Sobre a vida, o amor e a solidão" de Marcos Bueno, psicólogo,professor no Cesuc,membro da Academia Catalão de Letras

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

IDÉIA X OPORTUNIDADE



NADA NESTE MUNDO


É TÃO PODEROSO


COMO UMA IDÉIA


CUJA OPORTUNIDADE CHEGOU...
Victor Hugo